simbolo nome

06 a 21 de agosto

Edição Presencial

FILMES

É NOIS BRASIL

MELHOR IDADE

INFANTIL

ESCOLAS

CURTAS

MÉDIAS E LONGAS

NÃO TEM ARREGO

Em 2015 é anunciado em Goiás que cerca de 300 escolas públicas estaduais passariam para a gestão de entidades privadas, as chamadas Organizações Sociais. O projeto, no entanto, é pego de surpresa por um levante secundarista, que explode em todo o estado. Manifestações de rua, ocupações de escolas, repressão policial, perseguições políticas, prisões e até sangue. Estava travada a batalha: de um lado, o Estado, de outro, estudantes, educadores e apoiadores. O primeiro veio quente, o segundo já estava fervendo!

DOC - 70 min - Dir.: Gabriel Vilela e José Eduardo (LIVRE)

NAS RUAS, NA PRAÇA E NA MEMÓRIA

O documentário é um convite para uma viagem no tempo, uma imersão na história dos antigos cinemas de rua da capital. De cunho memorialista, a narrativa é construída por meio de relatos de pessoas que frequentavam ou que ainda frequentam esses espaços. Ao passo que os atores-sociais relembram suas vivências dentro das salas cinematográficas, a história arquitetônica, cultural e social de Goiânia também se desenha. Discorrendo sobre o início, o auge, a decadência e a resistência dos cinemas das vias públicas, bem como a expansão dos cinemas multiplex, esta produção relaciona-se intimamente com a memória afetiva e identidade dos goianienses, além de ser um dos poucos registros acerca do tema.

DOC - 30 min - Dir.: Juliana Camargo e Thaillyne Rodrigues (LIVRE)

RESPLENDOR

A Comissão Nacional da Verdade, instalada em 2011, para apurar crimes cometidos durante a ditadura militar, trouxe a público um capítulo ainda muito obscuro da nossa história: a existência de uma prisão indígena na cidade de Resplendor (MG), chamado Reformatório Krenak. Foi construído dentro do território da etnia Krenak, e posteriormente transferido para a Fazenda Guarani, onde foram presos e torturados não apenas indígenas Krenak, mas diversas outras etnias. A implacável vigilância dos militares também proibiu e puniu a prática dos rituais sagrados e a língua indígena.

DOC - 52 min - Dir.: Claudia Nunes e Erico Rassi (12 anos)