simbolo nome

06 a 21 de agosto

Edição Presencial

FILMES

É NOIS GOIÁS

MELHOR IDADE

INFANTIL

ESCOLAS

CURTAS

REBENTO

Zói, ao saber da gravidez de sua namorada, desata em si, sentimentos suspensos.
Pedro, só queria terminar o desenho de sua família.

FIC - BA - 18 min - Dir.: Vinicius Eliziario (LIVRE)

A PRAGA DO CINEMA BRASILEIRO

Zé do Caixão viaja ao passado e vai a Brasília com o objetivo de evitar o Terror Político instituído no Brasil a partir de 2018, quando os ataques imperialistas conseguiram dividir a população brasileira e roubar suas riquezas. Ele abre o “portal das películas amaldiçoadas” e liberta antigos filmes brasileiros que já denunciavam esses ataques contra a soberania do país e que também alertavam sobre uma guerra híbrida que já acontecia desde a década de 60.

DOC - DF - 27 min - Dir.: Zefel Coff e William Alves (LIVRE)

FEMINO SUBSTANTIVO

As ambivalências de ser mulher e o dia em que elas se reuniram
na maior manifestação de mulheres da história do Brasil.

DOC - RS - 10 min - Dir.: Neli Mombelli (LIVRE)

RECEITA DE CARANGUEJO

Após a morte do pai, Lari e sua mãe vão passar alguns dias na praia. Elas resolvem cozinhar caranguejos. E os bichos, aos poucos, transformam-se em seres luminosos.

FIC - SP - 20 min - Dir.: Issis Valenzuela (LIVRE)

SEREMOS OUVIDAS

Como existir em uma estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidades diferentes, compartilham suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo.

DOC - PR - 13 min - Dir.: Larissa Nepomuceno (LIVRE)

TUPINAMBÁ SUBIU A SERRA

Contam uma história: de que os portugueses chegaram no Brasil e dizimaram um povo chamado Tupinambá. Esse povo, dizem, foi totalmente eliminado, restando apenas documentos que descrevem seus costumes. O que os historiadores não contavam é que o povo Tupinambá “subiu a serra”, embrenhando- se na mata e fugindo da perseguição colonial. Atualmente, na luta pela demarcação da terra de Olivença, Bahia, os Tupinambás lutam pelo reconhecimento étnico e territorial.

DOC - SP - 17 min - Dir.: Daniel Neves e Mário Cabral (LIVRE)

VINDE COMO ESTÁS

Em um clima pós-eleições, Kit Redstone desembarca na devastada Cidade Olímpica, Rio de Janeiro. Escritor, diretor e performer teatral radicado em Londres, Kit é um homem transgênero e vem ao Brasil com o objetivo de produzir uma peça teatral com atores transexuais no país que mais mata travestis.

DOC - RJ - 20 min - Dir.: Rafael Ribeiro e Galba Gogóia (LIVRE)

TERCEIRO ANDAR

Atrasada para uma entrevista de emprego, Fernanda (Clau Barros) esquece seu currículo no apartamento e volta para buscá-lo. Ao subir as escadas, coisas estranhas acontecem no terceiro andar do prédio.

FIC - PE - 10 min - Dir.: Deuilton B. Júnior (12 anos)

CORPOS VERMELHOS

O curta retrata a história de Marcos Vinicius em quatro fases da vida: criança, adolescente, jovem e adulto, e toda a dificuldade que ele encontra por ser negro e periférico.

FIC - SP - 22 min - Dir.: Lucas Sampaio (12 anos)

FIOS DE RESISTÊNCIA

“Fios da Resistência” é um curta-metragem documental sobre a formação de novas redes de apoio da negritude na internet: como grupos do Facebook, canais do Youtube e influenciadores se tornaram uma ferramenta de apoio fundamental no processo de ressignificação identitária e estética de pessoas negras?“Fios da Resistência” é um curta-metragem documental sobre a formação de novas redes de apoio da negritude na internet: como grupos do Facebook, canais do Youtube e influenciadores se tornaram uma ferramenta de apoio fundamental no processo de ressignificação identitária e estética de pessoas negras?

DOC - SP - 15 min - Dir.: Larah Camargo (12 anos)

PRÁTICAS DO ABSURDO

Cinco corpos negros vivenciam fenômenos que alteram a realidade de forma absurda e inesperada. Um experimento cinematográfico que busca desafiar a lógica, o senso comum e até a gravidade. Os protagonistas descobrirão que nem sempre serão compreendidos diante dos eventos repentinos que mudaram suas vidas e que as reações das pessoas ao redor podem ser igualmente absurdas. Ou até piores.

EXP - ES - 16 min - Dir.: Alexander S. Buck (14 anos)

23 MINUTOS

Um grupo de jovens amigos encontram na música, a resistência
frente ao mercado de trabalho e as adversidades sociais.

FIC - MG - 16 min - Dir.: Rodrigo Beetz e Wesley Figueiredo (14 anos)

O HOMEM DAS GAVETAS

Homem feito de gavetas vive tranquilamente no campo. Certo dia, uma das suas gavetas abre e ele começa uma busca para tentar preencher o vazio da sua existência. Animação baseada nas ideais surrealistas de Salvador Dali, em que o cenário surrealista converge com os pecados capitais. O curta-metragem tem aproximadamente 9 minutos e utiliza-se da técnica de animação stop motion.

ANI - PE - 9 min - Dir.: Duda Rodrigues (16 anos)